quarta-feira, 30 de março de 2011

Como diagnosticar ?

  Os pais são os primeiros a notar algo diferente nas crianças com autismo. O bebê desde o nascimento pode mostrar-se indiferente a estimulação por pessoas ou brinquedos, focando sua atenção prolongadamente por determinados itens. Por outro lado certas crianças começam com um desenvolvimento normal nos primeiros meses para repentinamente transformar o comportamento em isolado. Contudo, podem se passar anos antes que a família perceba que há algo errado. Nessas ocasiões os parentes e amigos muitas vezes reforçam a idéia de que não há nada errado, dizendo que cada criança tem seu próprio jeito. Infelizmente isso atrasa o início de uma educação especial, pois quanto antes se inicia o tratamento, melhor é o resultado.            
  Não há testes laboratoriais ou de imagem que possam diagnosticar o autismo. Assim o diagnóstico deve feito clinicamente, pela entrevista e histórico do paciente, sempre sendo diferenciado de surdez, problemas neurológicos e retardo mental. Uma vez feito o diagnóstico a criança deve ser encaminhada para um profissional especializado em autismo, este se encarregará de confirmar ou negar o diagnóstico. 
  Dentre vários critérios de diagnóstico três não podem faltar: poucas ou limitadas manifestações sociais, habilidades de comunicação não desenvolvidas, comportamentos, interesses em atividades repetitivas. Esses sintomas devem aparecer antes dos três anos de idade.

Fonte da foto: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7TUMNMnTmrlnSAIBR-WFihY9g9bvu2AxGdAldGbFRnKNlqmyuqWXaLVqI54Drw8lp5_71eYYfuCR-4VG3UFj5Ny_vIl4mB7-lbOedPcRsSTRP-5M0nkxFZ_wyzZLKpPb5tBDrc9WvV-8/s400/Andreeturmadamonica2.jpg

 


http://falandodeautismo.com.br/site/transtorno


Transtorno invasivo do desenvolvimento ?

 Transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação, ou PDD-NOS (sigla em inglês para Pervasive Developmental Disorder - Not Otherwise Specified) é um transtorno invasivo do desenvolvimento e uma desordem do espectro autista. O PDD-NOS é um diagnóstico para pessoas bem encaixadas no quadro de transtorno invasivo do desenvolvimento, mas que não podem ser categorizadas por nenhuma outra desordem. Geralmente é mais brando que o autismo e tem sintomas similares aos do autismo, com alguns sintomas presentes e outros ausentes.



http://falandodeautismo.com.br/site/transtorno





Asperger...

  A chamada síndrome de Asperger, transtorno de Asperger ou desordem de Asperger (código CIE-9-MC: 299.8), é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido proposta a sua eliminação do "Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders", sendo fundida com o autismo. A SA é mais comum no sexo masculino. Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa que não possui a síndrome. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV). Alguns sintomas desta síndrome são: dificuldade de interação social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças, perseveração em comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.

http://falandodeautismo.com.br/site/transtorno

o que é Rett ?

 Síndrome de Rett é uma anomalia no gene mecp2, que causa desordens de ordem neurológica, acometendo quase que exclusivamente crianças do sexo feminino. Compromete progressivamente as funções motora e intelectual, e provoca distúrbios de comportamento e dependência. No caso típico, a menina desenvolve de forma aparentemente normal entre 8 a 18 meses de idade, depois começa a mudar seu padrão de desenvolvimento. Ocorre uma regressão dos ganhos psicomotores, a criança torna-se isolada e deixa de responder e brincar. O crescimento craniano, até então normal, demonstra clara tendência para o desenvolvimento mais lento, ocorrendo microcefalia adquirida. Aos poucos, deixa de manipular objetos, surgem movimentos estereotipados das mãos (contorções, aperto, bater de palmas, levar as mãos à boca, lavar as mãos e esfregá-las), culminando na perda das habilidades manuais e estagnação do desenvolvimento neuropsicomotor.

http://falandodeautismo.com.br/site/transtorno
 

TIDs ?

  Transtornos invasivos do desenvolvimento ( TIDs ) resume-se a condições de desenvolvimento que dificulta a comunicação e  habilidades sociais, comportamentos e habilidades cognitivas (aprendizagem).Exemplo mas conhecido é o autismo que também é um transtornos do espectro do autismo (ASD). Inclui-se também a síndrome de Asperger e duas condições menos comuns, transtorno desintegrativo da infância e da síndrome de Rett,  no entanto os TIDs são geralmente diagnosticados durante a infância.
 Sinais e Sintomas de problemas na aprendizagem e desenvolvimento são geralmente reconhecidos antes de 3 anos de idade. Entretanto, os sintomas podem variar de graves a sutis que parecem ser os aspectos normais do desenvolvimento infantil.
 

http://cuidadossaude.com/2010/06/transtornos-invasivos-desenvolvimento-aprendizagem-autismo/